quarta-feira, 9 de setembro de 2009

09/09 de 1944: 65 anos do Governo Socialista na Bulgária

Hoje no cabalístico 09/09/09 fazem exatamente 65 anos da formação do primeiro governo socialista na Europa Oriental, a ascensão ao poder pelos comunistas na Bulgária, a chamada Revolta Nacional de 9 de Setembro ou Revolução Socialista de 9 de Setembro.

Em 1944, os comunistas da Bulgária, com a cobertura do Exército Vermelho (soviético) e sob apoio direto da guerrilha de resistência - que haviam recém-liberado o país das tropas nazistas e do governo fantoche -, formam um governo socialista, em aliança com os social-democratas. Com isso a Bulgária transformou-se na primeira "república democrática" ou república popular, nome como ficou conhecido o sistema político híbrido nos países da Europa Oriental, nos anos posteriores a Segunda Guerra Mundial.

Esse sistema híbrido desaparecerá ao fim da década de 1940 com a conclusão da expropriação do grande capital e o início da Guerra Fria, porém permanecendo o nome. A Bulgária também será a primeira a se proclamar socialista, em 1946, quando a expressão "república popular" tornou-se sinônimo de governo socialista.

Nos cinco anos seguintes (1945-49), a Bulgária e todos os países da Europa Oriental, e parcela da Alemanha (Alemanha Oriental ou RDA - República Democrática da Alemanha), formarão com URSS, o chamado bloco socialista, que perdurá por 40 anos. O bloco socialista será encerrado contudo com a Queda do Muro de Berlim, em 1989, que não menos, completará no fim de 2009, 20 anos.

Com acertos e erros é preciso lembrarmos dessa História, como de todas vividas nos anos do comunismo do Leste Europeu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário