domingo, 20 de março de 2011

Equinócios e Solstícios: Carnaval, Páscoa, Natal, etc

por Almir Cezar

Os ciclos astronômicos regulam não apenas as estações do ano e os ciclos naturais, mas uma série de aspectos da vida social do homem. Os ciclos astronômicos parametrizam os calendários e as festividades de todas as civilizações, inclusive a nossa capitalista ocidental. Os Equinócios e os Solstícios determinam, por exemplo, as principais festividades de nosso calendário, como o Natal, o Carnaval e Páscoa e o São João.

Essas não são curiosidades astronômicas. As sociedades tradicionais eram regidas pelos ritmos da natureza. E nela os ciclos produtivos, econômicos. A sociedade capitalista, apesar de ter domado como nenhuma antes a natureza, também tem como referência os eventos astronômicos, à medida que o tempo é fundamental para a geração de valores ("tempo é dinheiro"), é preciso medi-lo e controlá-lo, e para isso os eventos astronômicos são seus principais parâmetros. Várias de nossas tradições são determinadas assim.

Equinócios e Solstícios

Há dois equinócios, o equinócio da primavera no hemisfério sul e do outono no hemisfério norte, e vice-versa. No equinócio é quando o dia e a noite, tanto no hemisfério sul quanto no norte, tem o mesmo número de horas. Em astronomia, equinócio é definido como um dos dois momentos em que o Sol, em sua órbita aparente (como vista da Terra), cruza o plano do equador celeste (a linha do equador terrestre projetada na esfera celeste). Mais precisamente é o ponto onde a eclíptica cruza o equador celeste.


A palavra equinócio vem do Latim, aequus (igual) e nox (noite), e significa "noites iguais", ocasiões em que o dia e a noite duram o mesmo tempo. Ao medir a duração do dia, considera-se que o nascer do Sol (alvorada ou dilúculo) é o instante em que metade do círculo solar está acima do horizonte e o pôr do Sol (crepúsculo ou ocaso) o instante em que o círculo solar encontra-se metade abaixo do horizonte. Com esta definição, o dia e a noite durante os equinócios têm igualmente 12 horas de duração.

Os equinócios ocorrem no dia 22 nos meses de março e setembro e definem as mudanças de estação. No hemisfério norte a primavera inicia em março e o outono em setembro. No hemisfério sul é o contrário, a primavera inicia em setembro e o outono em março.

Os equinócios se contrapõem ao solísticios. Esses são quando ou a noite ou o dia tem mais horas do que o outro. São dois os solísticios anuais (22 de junho e 22 de dezembro), o do inverno e do verão.

Os solísticios nas sociedades de tradição cristã ocidental determinam o Natal (solistício do verão no hemisfério sul, e solistício do inverno no hemisfério norte) e o dia de São João (solistício do inverno no hemisfério sul e do verão no norte). Esses duas datas acontecem no terceiro dia após o respectivo solitício, quando o sol termina de mudar sua trajetória em relação a inclinação do eixo da Terra (25 de junho e 25 de dezembro).

Páscoa e Carnaval

Por sua vez, a Páscoa e o Carnaval (cuja data é marcada em função do primeiro) são determinado pelo equinócio da primavera do hemisfério norte e outono do sul. Sua data é móvel porque o cristianismo utiliza como referência o calendário lunar, em vista que o origem da Páscoa é judaica, religião cujo calendário não obedece diretamente os ciclos do sol, e sim da lua. 

Assim, a Páscoa é fixada no primeiro domingo da primeira lua cheia posterior ao solstício de primavera/outono. E o Carnaval é marcado na quarta-feira 40 dias anterior a Páscoa, no que chamamos de 'Quarta-Feira de Cinzas'.

Mais informação veja: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário