sexta-feira, 20 de maio de 2016

Os servidores do Ministério do Desenvolvimento Agrário lutam contra a sua extinção

por Almir Cezar Filho

Como alguns sabem, em final de 2009 abandonei (temporariamente) a docência e segui o caminho da Administração Pública virando servidor concursado do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Fiquei grande parte desses anos na equipe de planejamento e orçamento de uma das suas principais secretarias. E acabei também virando dirigente sindical e associativo da categoria, inclusive em postos de direção da entidade que temos junto com os servidores do INCRA, a CNASI-AN.

Contudo, após anos de indefinições políticas e cortes orçamentários no governo Dilma, assim que seu "substituto" Temer assumiu pôs em funcionamento sua extinção, e absorção (subordinação) pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e retirando competências institucionais para o Ministério da Agricultura.

Subordina-se com isso as Políticas Agrária, de Apoio à Agricultura Familiar e de Desenvolvimento Rural à Política Agrícola (hegemonizada pelo agronegócio) e à Política de Assistência Social (voltada apenas a mitigar a pobreza e ser compensatória), negligenciando a questão-chave do reordenamento agrário para o desenvolvimento nacional brasileiro. Nesse contexto, o Brasil segue sendo o único país industrializado que não fez nem mesmo parcialmente Reforma Agrária.Apesar disso, os servidores efetivos se levantaram contra esse ataque do governo interino. A categoria resolveu iniciar uma campanha pela "Não Extinção do MDA".

Porém, diferentemente do que está ocorrendo com a extinção do Ministério da Cultura - onde a classe artística, os intelectuais e o movimento estudantil, os beneficiários das políticas, estão realizando uma verdadeira insurreição - os movimentos sindicais e populares do campo (MST, Contag, Fetraf. etc) não estão se movendo. Gostaria de contar com a participação e apoio de intelectuais e pesquisadores na área de Ciências Sociais Aplicadas, contribuindo numa verdadeira rede de solidariedade à causa da preservação do MDA, como pasta ministerial e autônoma.

Como parte da campanha, os servidores do MDA redigiram uma Carta-Manifesto que pede assinatura de apoio. Também, uma petição pública online para adesões. Vocês pode ler a carta aqui Carta Manifesto "Em defesa do Ministério do Desenvolvimento Agrário" no site da Associação. Pedimos também que nos envie uma versão escaneada com vossa assinatura (no email: assemda@gmail.com) e o preenchimento da petição online no endereço eletrônico de url: http://www.peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR91337

Abraços e obrigado pela atenção,

“Pouco importa que pereça o semeador
contanto que algum dia a colheita amadureça." 
(Evgeny Preobrazhensky – revolucionário e economista soviético)

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário