segunda-feira, 13 de novembro de 2017

"Revolução Russa, é a economia, estúpido!' Vamos ao programa econômico

(100 Anos da Revolução Russa)

por Almir Cezar Filho

Nesses dias que se completam o Centenário da Revolução Russa de "Outubro" ou Vermelha  chamo atenção a uma questão fundamental: o programa econômico. A tomado do poder pelos Sovietes e a criação do governo dos Comissários do Povo tinha em si e para si o receituário para grande crise econômica e política que passava a Rússia pós-czarista.

O programa econômico revolucionário compõe com duas outras - a alternativa de poder/organismo alternativo de governo e um grupo dirigente estratégico -  determinação necessária e suficiente para gerar uma situação revolucionária vitoriosa. 

Por sua vez, o Programa organiza três desafios: ela detalha as consignas, os pleitos: "Todo poder aos sovietes" e "Paz, pão e terra", eram os lemas durante a Revolução Russa e sintetizavam as reivindicações das massas e as tarefas. 


O programa também dispõe e combina o que se pode chamar de "programa mínimo" e "programa  máximo", de maneira dialética e transicional. E serve de um guia escrito também do que fazer no day-after - vale lembrar que ninguém vai às ruas hoje sem saber exigir o amanhã. Foi esse programa nas décadas posteriores sendo implementado que transformou o ex-Império Russo em frangalhos na potência da URSS e ainda hoje a Federação Russa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário